Por que meu poço artesiano secou? Possíveis causas e soluções
- Equipe Perfurato
- 24 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de abr.

Certo dia você acorda, abre a torneira e percebe que a água do seu poço artesiano não está saindo – ou está vindo em pouca quantidade. A dúvida bate: será que meu poço artesiano secou? E se isso aconteceu, tem como resolver?
Por mais que a situação seja desafiadora, não entre em desespero! Neste post iremos entender juntos as principais causas deste problema e, claro, as melhores soluções para que a água volte a fluir normalmente.
1. Redução do lençol freático
Uma das causas mais comuns para a falta de água de um poço artesiano é a diminuição do lençol freático, que pode ser causada por diversos fatores como:
Períodos prolongados de estiagem;
Superexploração dos recursos hídricos na região;
Desmatamento e impermeabilização do solo, que reduzem a recarga natural do lençol.
Solução: Caso o problema seja temporário, aguardar a recuperação do lençol freático pode resolver a situação. Alternativamente, a perfuração de um novo poço em maior profundidade pode ser necessária.

1. Obstrução do poço
Se você já possui um poço artesiano instalado há muito tempo, é comum que vá se acumulando nas tubulações elementos como: sedimentos, minerais, ou até mesmo, microrganismos, que podem bloquear a passagem da água.
Solução: A limpeza e manutenção periódica do poço com produtos adequados, como polímeros de limpeza e jateamento de alta pressão, podem restaurar a vazão da água. Clique aqui e conheça o melhor produto para limpar o seu poço artesiano!
3. Bomba d'água com defeito ou mal dimensionada
A instalação de uma bomba inadequada pode reduzir, e muito, a capacidade do seu poço captar água, e, além disso, pode causar superaquecimento, que a longo prazo compromete todo o sistema de bombeamento.
Solução: Verifique se a bomba está funcionando corretamente e se é adequada para a profundidade e vazão do poço. Caso contrário, substitua por um modelo adequado. Clique aqui e conheça as melhores bombas disponíveis no mercado!
4. Colapso estrutural do poço
Instalação inadequada, materiais de baixa qualidade ou erosão do solo podem ser fatores decisivos para causar desmoronamentos em estruturas de poços artesianos.
Solução: Se o poço estiver colapsado, pode ser necessária a reabilitação ou até mesmo a perfuração de um novo poço em um local mais adequado.
5. Superexploração do poço
Retirar mais água do que o poço é capaz de repor pode levar ao rebaixamento do nível dinâmico e, eventualmente, ao secamento temporário.
Solução: Utilize a água de forma racional, evitando desperdícios e respeitando o tempo de recarga do poço.
Conclusão
Existem diversas causas que podem levar um poço artesiano a secar ou diminuir sua vazão de água. Sendo assim, conseguir identificar qual mais se adapta a sua situação é ideal para encontrar quais iniciativas podem ser tomadas.
E, se precisar de orientação ou materiais para manutenção do seu poço, entre em contato com a nossa equipe! Estamos prontos para te ajudar!
Vendedores:
Comments